«

»

dez 20 2011

Imprimir Post

A GREVE DO METRÔ PODE ACABAR NESTA QUARTA-FEIRA

Hoje, 20 de dezembro de 2011, completamos 9 dias em que os metroviários estão em greve. Uma a cada quatro cláusulas (25%) do Acordo Coletivo de Trabalho assinado em abril deste ano vem sendo descumprida pelo Metrô-DF. A decisão pela greve foi tomada no último dia 07 de dezembro (duas semanas atrás), e até agora nada de proposta. Nem o governo e nem o Metrô-DF deram qualquer passo para negociar com os trabalhadores a fim de evitar a greve. Há um completo descaso, como se os trabalhadores de braços cruzados não tivessem importância, como se o Metrô funcionando com 9 trens no horário de pico e 6 trens nos demais horários não tivesse importância, como se a população diretamente prejudicada pela greve por causa da demora e da lotação dos trens também não tivesse importância. Se essas coisas não importam, o que é que importa então? E se essas coisas importam, por que é que o governo e a direção do Metrô-DF não negociam com os trabalhadores?

O governo e o Metrô-DF não querem negociar. Na sexta-feira, 16/12, a greve poderia ter acabado com uma negociação no TRT. Porém, os caras-de-pau não fizeram nenhuma proposta. E queriam fechar um acordo. Como? Como é que se fecha um acordo sem proposta de uma das partes? Ontem a greve também poderia ter acabado. Tivemos uma reunião no MPT, mediada por um Procurador do Trabalho, mas, adivinhem, o presidente do Metrô-DF não fez nenhuma proposta. Ao contrário ameaçou cortar o ponto dos trabalhadores que estão em greve porque a empresa não quer negociar. Sem proposta e com ameaças, será que o Sr. David Matos, presidente do Metrô-DF, espera mesmo acabar com a greve assim?

Temos uma nova assembleia na quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 20h. Se houver uma proposta razoável, a greve pode acabar e o Metrô voltar ao normal no dia seguinte. Sr. Governador e Sr. David Matos, o fim dessa greve depende de vocês. Tenham bom senso, respeitem os trabalhadores e pensem na população. Nossa população, tão trabalhadora, merece um fim de ano com um pouco mais de dignidade.

Essa greve só vai acabar quando houver uma proposta razoável.

Ligue para a ouvidoria do Metrô-DF e reclame: 3353-7373.

atendimentoaousuario@metro.df.gov.br

Link permanente para este artigo: http://sindmetrodf.org.br/site/2011/12/20/a-greve-do-metro-pode-acabar-nesta-quarta-feira/

Clique aqui para comentar este assunto no Fórum Frequência 6!