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Nota de repúdio aos artigos “Metroviários em greve contra seus patrões” e “Metrô paga bem e funciona mal” do pseudojornalista Hélio Doyle


Em 15 de junho de 2016, em um artivo veiculada no Jornal de Brasília, Hélio Doyle afirmou que a greve dos Metroviários é contra o povo e que há fundamento político por trás do movimento e não o que efetivamente fundamentada nas condições de trabalho, recomposição salarial e terceirização das bilheterias. Ademais, de forma irresponsável e falaciosa, mencionou que os metroviários afirmam que a greve é contra seus patrões.

Como é sabido por aqueles que estão atentos, e como já está sendo veiculado por aqueles que têm compromisso com a verdade, a greve é feita principalmente por condições de trabalho dos metroviários em geral, condições essas muito agravadas pela falta de funcionários, o que, em última análise, é um pleito que tem reflexo na qualidade do serviço prestado ao usuário.

Ora, se um deficiente visual desembarca em uma estação e se não há funcionário, quem irá recebe-lo e conduzi-lo com segurança e de acordo com os procedimentos? Não custa lembrar que no passado, a falta de funcionários já fez com que um usuário cego caísse na via. Por sorte não houve uma tragédia maior. Mais que isso, se um usuário passar mal na estação Asa Sul, provavelmente só haverá funcionários para prestar pronto atendimento em CTL. Não custa lembrar que cotidianamente ocorre esse tipo de situação no Metrô-DF. No carnaval, duas pessoas foram esfaqueadas dentro de vagão, inclusive com a morte de um deles. Sabemos que se houvesse funcionário como deveria haver, nada disso teria ocorrido.

Então senhor Hélio Doyle, como nosso patrão é o usuário do sistema metroviário do DF, essa greve não é contra os patrões, mas sim em favor dos nossos patrões!

Afirma também o populista, que os salários têm que ser reajustados, mas não no patamar reivindicado. Ora, com essa falácia, o pseudojornalista somente dá recibo que não conhece a pauta dos metroviários e dá recibo da sua falta de responsabilidade no que veicula, já que é um formador de opinião e os brasilienses se iludem que podem acreditar no que é dito. Se o sensacionalista soubesse efetivamente do que fala, não teria feito afirmação que contradiz a si mesmo, já que o que os metroviários efetivamente pleiteiam é o reajuste anual que a própria Constituição Federal garante aos trabalhadores, defendido pelo próprio falastrão, e não um reajuste superior.

Obviamente que os metroviários estão cansados de escutar acerca da falácia da crise no DF. Mas Hélio, rapaz esperto, responde aí para nós metroviários, trabalhadores e pais de família, e também brasilienses como você, que fingimos irresponsavelmente não entender a crise, que tipo de crise é essa que só atinge os servidores e empregados públicos e a população? Comissionados entram às dezenas diariamente, somente no Metrô-DF, a folha dos comissionados gira em torno de 600 mil/mês, e é só subindo. Que crise é essa em que empresas terceirizadas realizam acordos coletivos com seus sindicatos e simplesmente protocolam o pedido de reajuste para o Metrô e outras empresas públicas pagarem em aditamento aos contratos terceirizados?

Pior do que tudo, o “sabidão” ainda tem coragem de falar que o sistema deveria ter sido concedido e que é assim em várias cidades do mundo. Bem, qualquer pessoa que conheça minimamente os outros sistemas metroviários brasileiros sabe que o do Rio de Janeiro, que é o único totalmente concedido, tem a tarifa mais cara do país, com a prestação de serviço de pior qualidade entre todos. A legislação trabalhista não é observada e os funcionários sofrem demasiadamente, o que reflete na prestação dos serviços à população.

Demais disso, não há um metrô no país que a arrecadação pague a sua operação, porque a operação do metrô é cara de forma imediata, mas de forma mediata, o custo benefício é absolutamente compensatório, já que são milhares de acidentes a menos, com centenas de milhares de reais deixados de serem gastos com UTI’s, são milhares de dejetos poluentes deixados de serem jogados na natureza, são engarrafamentos que deixam de ocorrer e que seus condutores podem melhor utilizar esse tempo, seja para produzir riqueza, seja para curtir a família.

O transporte agora foi alçado ao patamar de direito social, com implicações importantes, uma delas é que o que se deve visar é o bom atendimento da população, inclusive com redução de tarifas que culminem na tarifa zero, ou seja, se a iniciativa privada assume o sistema, que não se paga totalmente, esta exigirá que o Estado faça a compensação do que se perde, como consequência, a população paga duas vezes, pois paga o imposto, paga a tarifa exorbitante e tem uma prestação de serviços desproporcional ao investido, totalmente ao contrário do que se conota por um direito social ao transporte.

Iniciativa privada envolvido com coisa pública só serve para gerar corrupção. A lava-jato está aí para comprovar o fato. Empresário não entra na jogada por ser bonzinho e para retribuir à sociedade, empresário entra para lucrar, e lucrar significa pior serviço com o maior preço possível, isso quando não há corrupção efetivamente, mas isso o senhor Hélio Doyle já conhece bem, temos certeza, não queremos ser retóricos.

Hélio afirma também, que a média salarial dos funcionários do Metrô-DF está acima da média nacional e que a contratação de mais empregados irá aumentar o rombo para o DF. Finaliza dizendo que o que faz o metrô funcionar mal não é a falta de pessoal.

Sem contar o fato de que o irresponsável lança na mídia valores brutos sem desconto de INSS  e IR, os metroviários do DF décadas a fio ganhando salários ínfimos, razão pela qual debandavam-se diuturnamente para outros concursos para ganhar um pouco melhor. O que ocorreu foi que o GDF enxergou que não é qualquer profissional que faz o serviço de um metroviário, que é altamente técnico, especializado e raro no mercado, razão pela qual resolveu minimizar a debandada de pessoal com uma política de melhoria das condições salariais.

Agora será que a contratação de mais funcionários irá aumentar o rombo para o Metrô? Ora, segundo informações da própria companhia, nos 120 primeiros dias do presente ano, 1,8 milhões de reais foram jogados no ralo somente com a falta de arrecadação da bilheteria. Então, com a contratação de pessoal, em que pese um aumento na folha de pagamento, na pior das hipóteses o Metrô deixaria de perder esse recurso, e, obviamente, a existência de mais funcionários implica em uma operação mais segura, ágil e com melhor qualidade.

No dia 05 de julho de 2016 o TRT se pronunciou sobre a greve dos Metroviários, decidindo que a greve não é abusiva e possui fundamentação suficiente para a sua manutenção, que existem más condições de trabalho e que a LRF não é uma barreira intransponível como o GDF quer fazer crer, na contramão de tudo o que o senhor divulgou.

Portanto Senhor Hélio Doyle, já que ao que parece, ao defender tanto o governo e massacrar tanto os trabalhadores, você tem interesse em voltar pra folha de comissionados do governo, não atraia mais holofotes para a sua competência e não se envergonhe mais, pois todos os cidadãos brasilienses viram o vexame que foi a sua exoneração. Ou então, agora que você tem um bico como jornalista, tente veicular informações verdadeiras e responsáveis, com pesquisa e contraditório. Apure efetivamente os fatos, fale com os envolvidos, tanto de um lado quanto de outro, investigue, não fale o que não tem certeza, não seja apenas mais um sensacionalista daqueles que fazem de tudo por audiência, pois disso o brasiliense já está enojado.



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