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NOTA À IMPRENSA E À POPULAÇÃO


NOTA À IMPRENSA E À POPULAÇÃO

Em relação as matérias veiculadas hoje, que trata do vídeo com o trem de porta aberta e o atendimento aos usuários de mal súbito.

O Sindmetrô-DF vem repudiar e condenar a atitude da Companhia autorizando  que empregados sem qualificação realizem atividades operacionais estando, há mais de três anos, sem treinamento e sem acesso direto ao sistema.Cabe ressaltar que a empresa se nega a construir com o sindicato, de comum acordo, a organização e a operação durante a greve, para gerar um percentual muito acima do estipulado por decisões judiciais e prejudicar a pressão legítima do exercício da greve. Nesse sentido, o METRO-DF, durante greves, exige e/ou anui, muitas vezes de forma velada, que empregados que exercem funções de chefia, sem o treinamento adequado, pilotem trens. O que coloca em risco a operação.Reitera-se, por oportuno, que o objetivo dessa greve é fazer com que o METRO-DF passe a cumprir decisões judiciais que são por ele ignoradas, decorrentes de sentença normativa do Tribunal do Trabalho e de cláusulas de acordos coletivos que firmou com os trabalhadores.Essa sentença normativa (processo 279-60.2015.5.10.0000) exige que o METRO-DF contrate os aprovados em concurso público, em número superior a 600 empregados, trazendo para o sistema é usuários mais segurança na operação. No mesmo passo, evitará as perdas de arrecadação atuais, por abertura de catracas, quando o METRO-DF deixa de cobrar usuários por não disponibilizar de quantitativo de funcionários para a venda de bilhetes. Essa perda é diária e já supera o montante de quase 10 milhões, ao longo de 3 anos. Por fim, a greve tem esteio no fato do METRO-DF não conceder o reajuste pactuado em acordo coletivo de trabalho, que deveria ter sido aplicado a partir de abril/2015, lembrando que a categoria há 4 anos não recebe qualquer reajuste salarial.

 

Relacionado aos fatos desencadeados hoje, a atuação do empregado  resultou no risco de vida aos usuários. Estranha-se que o tratamento dado a situação foi diferenciado, onde medidas diferentes seriam tomadas para qualquer outro empregado. O sindicato irá noticiar a ocorrência, conforme noticiado na mídia para os órgãos de fiscalização, entendendo que  deve ser apurada as responsabilidades dos gestores que autorizaram tal situação. Em relação ao empregado envolvido, o sindicato não pode se manifestar por não entender todo o contexto da situação ocorrida, pois devemos salientar que apenas estão cumprindo ordens da Empresa. Não se sabe  a forma como convenceram ou colocaram o empregado a realizar as atividades. Em outro aspecto, entende-se que o empregado tem todo o direito ao contraditório e ampla defesa. Temos a ciência que as condições de trabalho não são favoráveis. Que existem limitação de equipamentos, tecnologia, treinamento e de recursos humanos. Mas,  considerando a decisão da empresa em colocar pessoas sem treinamento ou sem qualquer reciclagem. Ressaltando que  esse molde de operação, em que  muitas vezes os empregados são intimidados ou ameaçados de perder a função, reitera que qualquer fatalidade ou evento que resulte em acidente, será de responsabilidade da diretoria. Sobre a questão do quantitativo de trens, cabe ressaltar que o sindicato irá denunciar o “canibalismo” de trens que prejudica o atendimento à população. Hoje, o  Metrô-DF deveria dispor de 32 trens, porém, em virtude do sucateamento de alguns e do descarrilamento de dois trens, pela terceirizada (falha humana), que ocorreu no intervalo de  3 meses, dispomos apenas de 27 trens operacionais, estando inoperantes os trens 14, 30 ,24, 15 e 20.

Sobre o atendimento aos usuários de mal súbito, destaca-se que efetivamente o quadro dos agentes de segurança está muito reduzido. Os empregados não dispõe de equipamentos de segurança ou de ferramentas para realizar a atividade ostensiva  e de segurança no sistema. A empresa deveria dispor de equipamentos como “Taser” e treinamento constante com forças policiais.

Temos uma segurança que não consegue cumprir as prerrogativas que a lei Federal, que a respalda, dá. Não tem viaturas específicas para o policiamento e para prestação de socorrismo. As parcerias com a Secretaria de Segurança Pública não saíram do papel e até um curso, que havia sido iniciado com a Polícia Militar, foi cancelado pelo Metrô. Os agentes necessitam de uma alta capacitação para melhor desempenhar as suas atividades.

O Metrô tem que cumprir a lei federal 6.149/74, investir e capacitar a sua segurança. Afinal, cuidar da vida dos empregados e acima de tudo dos quase 150 mil usuários por dia requer capacitação e comprometimento dos diretores. A quem interessa o desrespeito da lei e o sucateamento desta atividade?

Por todas as situações descritas, este Sindicato em respeito à população irá lutar por melhores condições denunciando para os órgãos de fiscalização. Entendemos que os gestores não têm interesse em prestar um serviço de qualidade para a população. Não podemos deixar o nosso Metrô ser sucateado. Contamos com a sua colaboração e o poder de denúncia e fiscalização. Punição para os gestores negligentes e com interesses que não sejam atender bem à População!

 

Queremos gestores comprometidos com a população!

O Metrô é de todos!

Por um Metrô público, estatal e eficiente.

 

 

SINDMETRÔ/DF

 



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